segunda-feira, março 31, 2008

Loucos anos 80 (Parte 1)

Primeiro um aviso!

AVISO: Pois bem começamos as aulas de percussão depois de umas mini-férias, queria avisar a todos que o sistema de faltas q esteve desactivado desde do carnaval, vai voltar a ser activado na proxima quinta-feira, não faltem!! :)

Quanto há super, hiper, mega-festa do dia 26 de Abril que já corre Mindelo e que finaliza com um baile como nos loucos anos 80, aqui vai para os mais novos um cheirinho do que foram os anos 80.

A década de 1980, ou simplesmente década de 80 ou ainda anos 80 foi o período de tempo entre os anos 1980 e 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de visto dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação.
  • Nasce a MTV
  • Surge o Hip hop
  • Acontece o primeiro Rock in Rio
  • Surge o CD (sim eu sou do tempo em que não havia CD's)
  • Queda do muro de berlim
  • John Lennon é assassinado
  • O pápa João Paulo II sofre um atendado na praça de S. Pedro no Vaticano.
  • Portugal adere à União Europeia

Isto e muito mais faz parte dos acontecimentos marcantes nos anos 80, para a proxima semana veremos a musica dessa epóca e depois a moda para podermos estar todos no dia 26 vestidos a rigor (bem há quem já esteja em vantagem e já tenha a cabeleira afro natural)... eheh!

Saudações percutistas e até quinta

1 comentário:

X. Flores disse...

Os anos 80! muitos dos acontecimentos dos anos 80 já foram aqui descritos pela Eliana, os anos anos 80 foram os anos em que em Portugal se começou a viver mais "modernamente" e um desses simbolos de modernidade foram discotecas, aqui na nossa zona foram famosas o "Led Music" na Póvoa, a "Estalagem do Brasão" em Vila do Conde o "Luziamar" e a "Sereia da Gelfa" em Viana, além das do Porto que nasciam e fechavam como cogumelos. A título de exemplo, ficam a saber que as discotecas abriam as portas às 10:00 horas, a pista de dança abria entre as 10:30 e as 11:00 e as discotecas fechavam por volta das 3 da manhã, hora a que hoje abrem as pistas na maior parte das discotecas. Foi também nesta altura que as "Rádio Piratas" nome dado hoje em dia, começaram a divulgar o tipo de música "DISCO", muitas vezes conseguindo apresentar músicas que ainda não passavam nas Rádios Nacionais, devido aos amigos e familiares que eram emigrantes e que enviavam os discos, normalmente os "Singles" que eram um discos que se punham a tocar a 45 RPM* e que normalmente só tinham uma música de cada lado. Já agora uma curiosidade, nos meus 17 18 anos só existiam dua rádios a emitir em FM Estéreo em Portugal a estação que hoje se chama Antena 2 com música clássica e a Rádio Comercial, que tinha um programa entre as 13 e as 14 e que se chamava "Discoteca" e que era a única maneira de gravar uma músicas em K7´s (hoje em vias de extinção)para utilizar nas famosas "Tardes de Garagem". *comprei muitos a 80 escudos!!! coisa que a câmbio directo seriam hoje cerca de 40 cêntimos, parece barato, mas a minha semanada eram 20 escudos, uns meros 10 cêntimos actuais.Fica aqui mais um pouco dos anos 80, peçam aos vossos Pais ou irmãos mais velhos que comentem.